Página do Docente: Diego Costa Mendes

Informações Gerais:

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2200677732623207

ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Diego-Mendes-4

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3193-7034

Google Scholar: https://scholar.google.com.br/citations?user=7b21MLgAAAAJ&hl=pt-BR

ANPAD SPELL: https://www.spell.org.br/autores/perfil/6464/diego-costa-mendes

Contato: diego@ufv.br

Apresentação

Diego Costa Mendes é professor de área de Gestão de Pessoas no Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e atua no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) e no Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP) ambos da UFV. Ele obteve seu doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco, além de ser mestre e graduado em Administração pela mesma instituição.

Mendes é coordenador do Grupo de Investigação sobre Trabalho, Gestão e Diferenças (GiD – CNPq), e membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero (NIEG/UFV – CNPq). Em outras instâncias acadêmicas, ele contribui com a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), como líder do tema “De(s)colonizando a diversidade, suas políticas e práticas no ambiente de trabalho”, da divisão de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho.

Na docência, Diego ministra as disciplinas “Teoria das Organizações” e “Métodos e Técnicas Aplicadas à Administração Pública” para alunos de pós-graduação. Para a graduação, ele leciona as disciplinas “Gestão de Pessoas I e II” e “Diversidade e Diferenças Humanas no Contexto Organizacional”, além de oferecer outras disciplinas optativas. Suas pesquisas estão associadas à linha Estado, Políticas Públicas e Sociedade do PPGAdm/UFV, com atuação sobre os seguintes temas: assédio em organizações públicas; marcadores sociais da diferença (gênero, raça, idade, sexualidade, corporeidades e origem) nas relações de trabalho, nas organizações e nas políticas públicas; opressões e vulnerabilidades sociais; trabalho e cotidiano no pós-pandemia; precarização do trabalho; qualidade de vida no trabalho.

Interesses de Pesquisa

Linha de Pesquisa no PPGAdm: Estado, Políticas Públicas e Sociedade.

Principais temas de interesse:

  • Assédio no contexto universitário.
  • Marcadores sociais da diferença (gênero, raça, idade, sexualidade, corporeidades e origem) nas relações de trabalho, nas organizações e nas políticas públicas.
  • Opressões e vulnerabilidades sociais.
  • Uberização e precarização do trabalho.
  • Bem-estar e qualidade de vida no trabalho.

Projetos de pesquisa já realizados:

  • Impactos e desafios da pandemia sobre a gestão de pessoas em organizações públicas: a realidade das universidades federais mineiras (UNIVERSAL FAPEMIG – 01/2024).
  • Diversidade no serviço público: a percepção de servidores técnico administrativos com deficiência quanto à qualidade de vida no trabalho.
  • As políticas públicas para a população LGBT sob a ótica das organizações da sociedade civil: desafios e perspectivas.
  • Ações de saúde mental no contexto de trabalho universitário à luz da psicodinâmica do trabalho.
  • Trabalhador de volta ao lar: uma análise do processo de institucionalização do teletrabalho proposto no Programa de Gestão e Desempenho em Instituições Federais de Ensino Superior Mineiras.

Projetos de pesquisa em andamento

  • Políticas organizacionais contra o assédio no ambiente universitário (CNPQ/MCTI N 10/2023)
  • Ações contra o assédio em Instituições de Ensino Superior de Minas Gerais (UNIVERSAL FAPEMIG – CHAMADA 01/2024)
  • Avaliação de desempenho no contexto do Programa de Gestão e Desempenho do Governo Federal

Grupos de pesquisa:

Grupo de Investigação sobre Trabalho, Gestão e Diferenças (GiD – CNPq)

Últimas orientações

Diogo Braga Dias. O poder que não se nomeia: assédio, silenciamento e desigualdades a partir de experiências na universidade (2025).

Priscila da Silveira Duarte. Ações de saúde mental no contexto de trabalho universitário à luz da psicodinâmica do trabalho. (2024)

Paulo Henrique Mauro dos Santos. Institucionalização do Programa de Gestão e Desempenho em Institutos Federais de Ensino Mineiros. (2024) 

Roseli da Silva Bernardes. Mapeamento de competências como premissa para o gerenciamento da força de trabalho: o caso da Universidade Federal de Viçosa. (2024)

Jorge Lucas Santos da Luz. As transformações na gestão de pessoas no pós-pandemia e a influência sobre a qualidade de vida dos servidores: a realidade das universidades federais mineiras. (2023)

Dayse Leticia Pereira Amâncio. Diversidade no Ambiente de Trabalho: a percepção de servidores técnicos-administrativos com deficiência quanto ao clima organizacional. (2021) 

Carlos Augusto Alves de Sousa Júnior. As políticas públicas para a população LGBT sob a ótica das organizações da sociedade civil: desafios e perspectivas. (2021)

Julia Oliveira dos Santos Barbosa. A utilização da Inteligência Artificial no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento de competências em Gestão de Pessoas. (2025)

Michael Joseph Presti. Impactos e desafios da pandemia sobre a gestão de pessoas em organizações públicas: a realidade das universidades federais mineiras. (2024)

Orientações em andamento:

– Mestrado:

Bárbara Maia Reis Souza. A problemática do assédio e a ocupação docente a partir do gênero: um olhar sobre as relações de poder e a dinâmica do contexto universitário.

Vitor Coelho Ribeiro. Avaliação de desempenho no serviço público voltado ao programa de metas do PGD.

Betânia Barros Lourenço. Os discursos sobre o assédio no contexto universitário. 

Cynthia Medeiros de Oliveira Sales. A problemática do assédio e o trabalho terceirizado no ambiente universitário.

– Doutorado:

Flávia Roberta Ferreira de Souza. Políticas Educacionais na Amazônia.

Jeane Macelino Galves. Políticas públicas na Amazônia. 

Publicações Recentes

DUARTE, P. S.; MENDES, D. C. Limitações na promoção de saúde mental de servidores em universidades mineiras. Revista Gestão Universitária na América Latina. v.18, p.45 – 67, 2025.

CHAVES, R. B.; MENDES, D. C.; ALMEIDA, F. M. Os 10 anos da Lei de cotas no Ensino Superior Brasileiro. REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO. v.41, p. 01-22, 2025.

SOUSA JUNIOR, C. A. A.; MENDES, D. C.; TEIXEIRA, K. M. D. Ascensão e retrocesso das políticas públicas LGBTQIA+ no Brasil sob a ótica das organizações da sociedade civil. OIKOS: FAMÍLIAE SOCIEDADE EM DEBATE. v.36, p.1 – 22, 2025.

SILVA, T. A. L.; MENDES, D. C. Maternidade, estudo e trabalho: um olhar sobre as múltiplas jornadas de mães discentes. OIKOS: FAMÍLIA E SOCIEDADE EM DEBATE. v.35, p.01 – 22, 2024.

AMANCIO, D. L. P.; MENDES, D. C.. Deficiência e QVT: reflexões e desafios no ambiente laboralde uma IES. E&G – Revista Economia e Gestão. v.23, p.41 – 59, 2023.

AMÂNCIO, D. L.; MENDES, D, C. Pessoas com deficiência e ambiente de trabalho: uma revisão sistemática. REVISTA BRASILEIRA DEEDUCAÇÃO ESPECIAL. v. 29, p.161 – 180, 2023.

PRESTI, M. J.; MENDES, D. C. The COVID-19 pandemic’s impact on human resource management and work. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 63, p.1, 2023.

MENDES, D. C. Teoria Queer e Gestão da Diversidade: uma aproximação possível. GESTÃO & PLANEJAMENTO (SALVADOR). v.23, p.589 – 604, 2022.

MENDES, D. C.; MENDONCA, J. R. C. Como é ser diferente em Administração? A performance de discentes gays e bissexuais em uma graduação heteronormativa. RECADM: REVISTA ELETRÔNICADE CIÊNCIA ADMINISTRATIVA. v.20, p.476 – 500, 2021.

SOUSA JUNIOR, C. A. A.; MENDES, D. C. Políticas públicas para a população LGBT: uma revisão dos estudos sobre o tema. CADERNOS EBAPE.BR (FGV). v.19, p.642 – 655, 2021.

AMANCIO, D. L. P.; MENDES, D. C.; MARTINS, S. Qualidade de Vida no Trabalho nas Organizações Públicas Brasileiras: uma Revisão Integrativa da Literatura. TEORIA E PRATICA EMADMINISTRAÇÃO, v. 11, p.88 – 102, 2021.

MENDES, D. C.; HASTENREITER FILHO, H.; TELLECHEA, J. A realidade do trabalho home office na atipicidade pandêmica. REVISTA VALORE. v.5, p.160 – 191, 2020.


© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados