Linhas de Pesquisa

As linhas de pesquisa do PPGAdm foram reformuladas, a fim de refletirem com mais precisão os diversos temas pesquisados no âmbito do programa. Os projetos dos candidatos aos cursos de mestrado e de doutorado, com início em 2026, devem ser elaborados de acordo com as normas do Processo Seletivo Anual no site do PPGAdm, enquadrando-se em uma das duas linhas de Pesquisa em Administração Pública indicadas abaixo:

Quadriênio 2025-2028:

Estado, Políticas Públicas e Sociedade
Objetiva investigar a atuação do Estado na resolução de problemas públicos, por meio do processo político e sua relação com outros atores. A linha reúne estudos sobre a Administração pública e sua interface com a sociedade, abrangendo políticas públicas em diferentes áreas, bem como sobre o processo político (agenda, formulação, implementação, monitoramento e avaliação). Inclui pesquisas sobre burocracia, capacidades estatais, arranjos institucionais, governança e accountability, além de temas como corrupção, desigualdades, marcadores sociais da diferença e relações de trabalho no setor público. Também contempla análises de organizações e políticas sob perspectivas históricas e críticas, bem como estudos sobre participação social, conselhos, sindicatos, Organizações não-Governamentais (ONGs) e outras formas de interação entre Estado e sociedade civil.

Docentes:
Diego Costa Mendes; Fernanda Cristina da Silva; Fernanda Maria de Almeida; Josiel Lopes Valadares; Luana Ferreira dos Santos; Marco Aurélio Marques Ferreira; Suely de Fátima Ramos Silveira; Thiago de Melo Teixeira da Costa; Wescley Silva Xavier.

Gestão Pública, Inovação e Desenvolvimento
Objetiva investigar como as práticas de gestão pública contribuem para o desenvolvimento inovativo, sustentável e socioeconômico. A linha reúne pesquisas alicerçadas na gestão pública, analisando como o ato de gerir pode impactar e gerar externalidades, positivas ou negativas, nos controles financeiros, contábeis e orçamentários, na divulgação de informações, na criação e aplicação de processos criativos nas economias e nos territórios, na formação de redes colaborativas organizacionais, de associativismo e cooperativismo, bem como no incentivo à inovação e ao empreendedorismo em diferentes contextos bioeconômicos, organizacionais e sustentáveis.

Docentes:
Alan Ferreira de Freitas; Ana Cláudia Azevedo; Antônio Carlos Brunozi Jr; Evandro Rodrigues de Faria; Layon Carlos Cezar; Luiz Antônio Abrantes; Magnus Luiz Emmendoerfer.


© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados