Página da docente: Nálbia de Araújo Santos

Profa. Nálbia

Informações Gerais:

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6503104655331343

ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Nalbia-Santos

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6259-1446

Google Scholar: https://scholar.google.com.br/citations?user=ym5LGNYAAAAJ&hl=pt-BR

LinkedIn: www.linkedin.com/in/nálbia-de-araújo-santos-4bb31035

ANPAD SPELL: http://www.spell.org.br/autores/perfil/10581/nalbia-de-araujo-santos

Apresentação

Doutora e Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP. Especialista em Auditoria pela PUC/MG. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Foi Professora e Auditora Seccional na Universidade Estadual de Montes Claros. Coautora do livro “Contabilidade e finanças no Brasil: estudos em homenagem ao Prof. Eliseu Martins” contribuído com o capítulo “Governança Corporativa e Contabilidade”. Coautora do livro “Tecnologia, Educação e Contabilidade” contribuído com o capítulo “Matriz de referência das provas da área de Ciências Contábeis? edições do Provão 2002/2003 e do Enade de 2006? Análise de conteúdo”. Contribuiu com coautoria do capítulo “Prática de campo: desenvolvendo uma atitude científica nos estudantes”, que está no livro “Revolucionando a Sala de Aula”.

Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Viçosa (UFV). É Professora no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm), com concentração Administração Pública, da UFV. Desde 2014, atua como membro do conselho editoria da Revista Mineira de Contabilidade (RMC), inicialmente como Editora adjunta e, desde 2018, como Editora. Foi membro do Comitê Científico do Prêmio Internacional de Produção Contábil Técnico-Científica Professor Doutor Antônio Lopes de Sá. É Associate Editor of the Education Policy Analysis Archives/Archivos Analíticos de Políticas Educativas/Arquivos Analíticos de Políticas Educativas (EPAA/AAPE). Em 2023, atuou como revisora de artigo no Accounting Education.

Interesses de Pesquisa

Linha de Pesquisa no PPGAdm: Contabilidade no Setor Público e Finanças Públicas.

Principais temas de interesse:

  • Mecanismo de controle e combate, consequências relativas e fatores relacionados à fraude, corrupção e má gestão.
  • O papel dos atores governamentais e não governamentais no processo de implementação e difusão de reformas e da Auditoria Governamental.
  • Finanças Públicas e Gestão Orçamentária, especialmente em relação a governança pública, o controle, a qualidade dos gastos públicos e do endividamento público.
  • Accountability e a geração de Informações e disclosure contábil (via relatórios tradicionais e Popular Annual Financial Report).
  • Ensino em Contabilidade (com enfoque da economia da educação).

Projetos de pesquisa já realizados:

  • Relação entre a Atuação das Controladorias Públicas Municipais e a Corrupção. Descrição: O objetivo geral do estudo é analisar a relação entre a atuação dos órgãos de controle interno e a incidência de corrupção nos recursos destinados a municípios brasileiros, avaliados por Auditorias da CGU.
  • Governança Pública na Guiné-Bissau, África: Uma Análise da Institucionalização de Práticas de Combate à Corrupção e Má-Gestão.
  • Evidências de Corrupção e Má Gestão na Execução de Programas de Governo de Gastos com Saúde.
  • Fatores que influenciam na ocorrência de corrupção e má gestão na execução de gastos com saúde nos municípios brasileiros.
  • Gestão de riscos de contratos da terceirização no setor público: uma análise em Universidades Federais.
  • Gestão de Riscos de Contratos de Terceirização no Setor Público: uma análise em Universidades Federais.

Projetos de pesquisa em andamento:

  • Eficiência nos gastos públicos em educação fundamental nos Municípios do Amazonas.
  • Transmissão regional dos padrões de resiliência financeira dos municípios.

Grupos de pesquisa: Líder dos Grupos de Pesquisas, registrados no diretório do CNPq e certificados pela UFV: Contabilidade e Finanças e o de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade.

Orientações

Orientações em andamento:

– Mestrado:

  • Ludmila Vieira Coelho Gomes – Distribuição dos recursos públicos destinados às políticas inclusivas.
  • Lucilene Maciel Coelho – Eficiência nos gastos públicos em educação fundamental nos Municípios do Amazonas.
  • Alcemir Filomeno Pinto – Corrupção no Brasil: uma análise dos índices de percepção.

– Doutorado:

  • Sander Jose Couto da Silva – Sistema de Informações de Custos no Setor Público, um instrumento para a determinação do custo de oportunidade pelo gestor público.
  • Mariana Barros Teixeira – Transmissão regional dos padrões de resiliência financeira dos municípios.

Prêmios e Honras

  • Prêmio de melhor artigo da área de Educação e Pesquisa em Contabilidade no XVI USP International Conference in Accounting XIII Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, 2016, São Paulo.

Publicações Recentes

Bleme, N. F., & Santos, N. de A. (2023). Aspecto substantivo das macrofunções: evidências apontadas pela Controladoria Pública. Revista de Gestão e Secretariado14(9), 16022–16042. https://doi.org/10.7769/gesec.v14i9.2851

Pereira, N. A., Santos, N. de A., & Valadares, J. L. (2021). Corruption: an overview about causal factors of the empirical studies across countries. Research, Society and Development, 10(10), p. e473101019182. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i10.19182

Rodrigues, D. S., Faroni, W., Santos, N. de A., Ferreira, M. A. M., & Diniz, J. A.. (2020). Corrupção e má gestão nos gastos com educação: fatores socioeconômicos e políticos. Revista de Administração Pública, 54(2), 301–320. https://doi.org/10.1590/0034-761220190103

Santana, Monique da Silva, Faroni, W., Santos, Nálbia de Araújo, & Cassuce, F. C. C. (2019). Endividamento Público em Municípios de Minas Gerais: uma Análise de Dados em Painel. Revista Universo Contábil, 15(1), 24 – 43. https://doi.org/10.4270/ruc.2019210

Miranda, L. B. S., Santos, N. de A., & de Almeida, F. M. (2019). Gestão de riscos de contratos da terceirização no setor público: uma análise para uma Instituição Federal de Ensino Superior. Contabilidade Vista & Revista30(2), 143–170. https://doi.org/10.22561/cvr.v30i2.4971


© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados