Página do docente: Luiz Ismael Pereira

Prof. Luiz Ismael

Informações Gerais:

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7398144875342498

ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Luiz-Pereira-28

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7560-4579

Google Scholar: https://scholar.google.com.br/citations?user=B5_nB68AAAAJ&hl=pt-BR

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/luiz-ismael-pereira-810a8116?originalSubdomain=br

Apresentação

Luiz Ismael Pereira é professor de Sociologia do Direito e Direito Constitucional em interface com Políticas Públicas, no Departamento de Direito da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e atua no Programa de Pós-Graduação em Administração da mesma instituição (PPGAdm/UFV). Formado em Direito, seu mestrado e doutorado foram obtidos na Área de Direito Político e Econômico, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, com estágio de pós-doutoramento em Difusão do Conhecimento na Universidade Federal da Bahia/Universidade do Estado da Bahia.

Pereira é líder do Grupo de Pesquisa Direito e políticas na América Latina – DIPAL, sendo atualmente pesquisador no Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero – NIEG/UFV. Desde 2017 atua em pesquisas junto a um Grupo de Trabalho do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO) que, de 2023 a 2025, desenvolve a pesquisa no tema “Pensamiento jurídico crítico y conflictos sociopolíticos”. Também tem contribuído para a Section LGBTI Studies, da Latin American Studies Association – LASA.

Na docência, Pereira ministra as disciplinas “Teoria Crítica da Sociedade, Populismo e Democracia”, em nível de pós-graduação; bem como “Teoria dos direitos fundamentais”, “Processo legislativo e controle de constitucionalidade”, “Sociologia do direito” e “Metodologia do Trabalho Científico”, além de oferecer outras disciplinas optativas correlatas como “Direito e políticas públicas”.

Suas pesquisas estão associadas à linha de Governo, Organizações e Sociedade Civil, do PPGAdm/UFV, com foco em políticas de redistribuição-reconhecimento, diagnóstico de época da modernidade, teoria crítica dos direitos humanos, articulação de movimentos sociais com as instituições, estudos de gênero, raça e sexualidade, dentre outros.

Interesses de Pesquisa

Linha de Pesquisa no PPGAdm: Governo, Organizações e Sociedade Civil.

Principais temas de interesse:

  • Estudos sobre raça/etnia nas organizações e movimentos sociais.
  • Estudos sobre gênero/sexualidade nas organizações e movimentos sociais.
  • Eficácia de direitos subjetivos públicos (saúde, educação etc.).
  • Justiça social.

Projetos de pesquisa já realizados:

  • Análise da racionalidade na construção da agenda das políticas públicas no Brasil (1989 a 2016): acompanhamento da lógica fordista no pós-fordismo brasileiro a partir da análise dos gastos públicos.
  • Vidas que importam – Entre gritos e silêncios: trajetórias dos movimentos sociais de sexualiadade na construção dos direitos humanos.
  • Políticas públicas de inclusão na educação superior: análise das estratégias da unidade interdisciplinar de políticas inclusivas da Universidade Federal de Viçosa/MG.

Projetos de pesquisa em andamento:

  • As múltiplas figuras do assédio sexual no ambiente universitário: mapeamento de conceitos e soluções organizacionais nas IES brasileiras.
  • O Novo Estatuto do Trabalho: em prol de uma luta perdida?
  • Serviço Social e Gênero: colocando em perspectiva a teoria crítica sobre os estudos de gênero em diálogo com transfeminismo brasileiro.

Grupos de pesquisa: Direito e políticas na América Latina – DIPAL – dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8151796299863226.

Orientações

Orientações em andamento:

– Mestrado:

  • Luana Cachuite Mendes Macedo – Conflito trabalho-família: um olhar sobre o cotidiano das servidoras de uma Instituição Pública de Ensino Superior.
  • Adriana Sevenini Couri – O Novo Estatuto do Trabalho: em prol de uma luta perdida?
  • Gianini Scarllat Coelho da Cruz – “Solta o preso, seu juiz!”: uma análise da implementação das políticas públicas voltadas para a remição de pena nos estabelecimentos penais de Ponte Nova e região.

– Doutorado:

  • Roseany Gloriane Mendes – O viés de gênero na gestão da educação básica e universitárias.
  • Dayene Mendes Silva Gonçalves – A influência das condições de vida e institucionais na permanência dos estudantes na educação básica: um olhar para a justiça social e paridade participativa no Plano Decenal Municipal de Muriaé.

Prêmios e Honras

Publicações Recentes

Gonçalves, D. M. S., & Pereira, L. I. (2024). Abandono escolar no ensino médio: uma análise comparativa antes e durante a pandemia em Minas Gerais. Jornal de Políticas Educacionais, 18(1), 1-22, 2024. https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/92912

Cambuhy, M. C., Pereira, L. I., Jabbour, E., & Siqueira Neto, J. F. (Coord.). (2023). Reflexões sobre a China contemporânea: direito e economia política internacional [epub]. Viçosa-MG: UFV, Divisão Gráfica Universitária.

Pereira, L. I. (2023). O movimento LGBT brasileiro e as forças do patriarcado produtor de mercadorias. In: Beatriz Rajland; Mylai Burgos Matamoros; Lucas Machado Fagundes. (Org.). Derechos Humanos y pensamientos jurídicos críticos desde Nuestramérica. 1ed. Ciudad Autónoma de Buenos Aire: CLACSO/ISLA, 177-191. http://https://libreria.clacso.org/publicacion.php?p=2793&c=5.

Pereira, L. I., & Leite, T. S. C. . (2023). O ataque à autonomia universitária sob o codinome de. In: Luiz Ismael Pereira; Maria Carmen Aires Gomes; Mariana Ramalho Procópio Xavier. (Org.). Gênero, Sexualidades e Violência. 1ed. Viçosa-MG: Divisão Gráfica Universitária – DGU, 18-46.

Oliveira, I. M. (Org.), Pereira, L. I. (Org.), & Santos, S. O. (Org.). (2023). Violência contra a juventude: temas relevantes, recomendações e legislação. 1. ed. Aracaju: Editora UFS. http://https://www.livraria.ufs.br/

Pereira, L. I, Xavier, M. R. P., & (Org.) Gomes, M. C. A. (Org.). (2023). Gênero, Sexualidades e Violência. 1. ed. Viçosa-MG: Divisão Gráfica Universitária – DGU. epubp. http://https://nieg.ufv.br/publicacoes-2/.


© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados