Professor do México fala de Turismo e Desenvolvimento no SINAP 2017

O professor Dr. Alfredo César Dachary, da Universidad de Guadalajara (México), proferiu, na sala de conferencias do Departamento de Administração e Contabilidade (DAD) da UFV, a segunda palestra da edição do ano de 2017 do SINAP (Seminários InterNacionais de Administração Pública) – sendo ele o primeiro palestrante internacional deste ano.

A palestra – que foi falada em espanhol – teve como tema “El Turismo como Modelo de Desarrollo”.  Foram apresentadas, e depois discutida com os demais ouvintes, ideias sobre o turismo como sendo um modelo intimamente ligado ao sistema capitalista e quais implicações isso gera, principalmente no âmbito do desenvolvimento local.

A explanação contou também com a participação e colaboração do professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Thiago Duarte Pimentel, que contribui tanto na apresentação do professor Alfredo, quanto no esclarecimento de dúvidas posteriores sobre o tema exposto. Teve como moderador o professor do departamento de Extensão Rural da UFV Dr. Gustavo Bastos Braga e como debatedor o Doutorando do DAD José Ricardo Vitória.

Esta apresentação foi possível graças a uma parceria entre o DAD e o Departamento de Turismo da UFJF, que viabilizarão a vinda do professor Alfredo da Universidad de Guadalajara, do México, para palestrar e discutir possibilidades de trabalhos conjuntos entre essas instituições.

Texto: José Ricardo Vitória

Fotografias: Renata Cupertino Rodrigues