Informativo

Seminários Internacionais 2016 encerram com professor Soumodip Sarkar de Portugal

Para encerrar a edição 2016 dos Seminários Internacionais em Administração Pública a UFV recebeu o professor indiano Dr. Soumodip Sarkar, da Universidade de Évora, Portugal, para discutir o tema Empreendedorismo em Organizações e suas interfaces com o Setor Público.

O SINAP realizou de agosto a novembro quatro seminários internacionais com professores renomados de universidades da Espanha, Portugal e Brasil. Todos os eventos aconteceram no Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS) na UFV.

No encerramento, na tarde do dia 08/11, o Dr. Sarkar abordou autores mundiais para discutir os conceitos de empreendedorismo, o início da expressão, o estudo desse fenômeno e suas diversas vertentes, como o empreendedorismo público e o intraempreendedorismo, entre outros. Foi discutido ainda o papel social do Estado nas ações empreendedoras no setor público e em outros setores e na criação de uma cultura empreendedora nas instituições públicas para inovação, intercalando os temas discutidos pelos outros professores nos seminários anteriores.

O professor doutor Magnus Luiz Emmendoerfer, da Comissão Organizadora do evento, observou a participação de outros públicos além do acadêmico e a possibilidade de novas parcerias com a visita dos pesquisadores:

“Durante quatro seminários pesquisadores estrangeiros e de produtividade no CNPq compartilharam seus conhecimentos sobre o tema do evento, e tiveram a oportunidade de conhecer a UFV, o DAD e o IPPDS por meio da interação com alunos e professores, principalmente do PPGADM. O fomento da FAPEMIG foi fundamental para viabilizar a vinda dos pesquisadores visitantes e potencializaram possibilidades de novos intercâmbios, parcerias e ações em prol da nucleação do cursos do mestrado e doutorado em Administração Pública. Além do público acadêmico. observamos a participação de gestores e servidores públicos de organizações não governamentais e de organizações públicas municipais, estaduais e federais, contribuindo com a inserção social do PPGADM,”

No primeiro trimestre de 2017 serão lançados os anais do III Sinap em um livro eletrônico (e-book) com os textos dos conferencistas e dos docentes/discentes do PPGADM. O material será disponibilizado na opção “Publicações” do site www.posadministracao.ufv.br

Texto: Raíra Saloméa
Fotos: José Ricardo Vitória e Raíra Saloméa