SINAP 2017 encerra suas atividades com mais três palestras sobre o ‘campo de públicas’

O “Seminários InterNacionais de Administração Pública” (SINAP) teve este ano seis convidados, do Brasil e do exterior, que explanaram sobre diversos temas relacionados às atividades do setor público. Além das outras três palestras já noticiadas neste site, nos dias 20, 27 e 30 de novembro, aconteceram mais três apresentações que foram realizadas no auditório do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (IPPDS).

A palestra do dia 20 de novembro teve como tema: “Pesquisa na Pós-graduação Stricto Sensu em Administração: a Agenda da Gestão Social no PPGA/UFRN” e foi proferida pelo Professor Dr. Washington José de Sousa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O professor do departamento de Administração e Contabilidade (DAD) da UFV Dr. Marco Aurélio Marques Ferreira foi o moderador da apresentação juntamente com a debatedora Clarice Pereira de Paiva Ribeiro – Doutorando do DAD.

No dia 27 de novembro o professor de origem portuguesa, Dr. Hugo Marco Consciência Silvestre da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), explanou sobre “A Nova Governança Pública para as Políticas de Recursos Hídricos no Brasil”. O encontro contou com a professora Dra. Suely de Fátima Ramos Silveira como moderadora e como debatedora a doutoranda Andréia de Fátima Hoelzle Martins – ambas do DAD.

Por fim, no dia 30 de novembro tivemos como palestrante o professor Dr. Josep Pont Vidal, que é espanhol, mas a 12 anos é titular da Universidade Federal do Pará. A exposição foi moderada pela professora do DAD Dra. Fernanda Maria de Almeida e debatida pela doutoranda Cecília Alves da Silva Antero, também do DAD. Na ocasião o convidado falou sobre “Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial: Avanços e Desafios para a Administração Pública”.

Com essas três apresentações tivemos o enceramento da edição de 2017 do SINAP, que é um evento do Departamento de Administração e Contabilidade (DAD) da UFV sob coordenação do Professor Magnus Luiz Emmendoerfer. Espera-se que no ano de 2018 continuem as atividades do SINAP, que terá ainda mais relevância devido o “Encontro Brasileiro de Administração Pública” deste ano ocorrer também na UFV.

Texto e Fotografias: José Ricardo Vitória