SINAP recebe presidente da ANPAD para debater inovações nas organizações públicas

Na terceira etapa dos Seminários Internacionais em Administração Pública – SINAP 2016 o tema abordado foi Gestão e Inovações nas Organizações Públicas. O evento aconteceu no dia 26/10, quarta-feira, às 14h no Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável – IPPDS, no campus Viçosa da UFV.

Palestrante convidado, o presidente da ANPAD, pesquisador CNPq 1A e professor da UnB, Dr. Tomás de Aquino Guimarães, abordou o estudo da administração da justiça, tema muito pouco explorado com a lente da administração, como norte para as inovações nas organizações públicas. Pela primeira vez na Universidade de Viçosa, Dr. Tomás falou sobre o que achou da instituição:

“Tive a oportunidade de conhecer as dependências da universidade e os departamentos de Contabilidade, Administração e Economia. Estou encantado com o que vocês tem aqui. Uma estrutura muito boa, professores engajados, grupos de pesquisa funcionando e de forma adequada, alunos presentes. Isso é muito bom, estão de parabéns.”

O professor ainda aproveitou para convidar a UFV a fazer parte do seu grupo de pesquisas na UnB:

Convidamos a equipe do Programa de Pós-graduação em Administração da UFV para fazermos um processo cooperativo com a equipe que temos em Brasília para estudar a administração da Justiça. Um tema explorado com a lente da Economia, Sociologia, Ciência Política, Direito, mas da Administração tem muita pouca coisa. Portanto é uma avenida aberta, com várias perguntas e poucas repostas e cada pergunta pode gerar um ou mais projetos de pesquisa. Está feito o convite. A equipe da UnB gostaria de ter laços de cooperação com outros grupos do Brasil a fora para estudar esse tema quente e vasto.”

O mestrando em Extensão Rural, Igor Tadeu Silva Oliveria, pode aproveitar o percurso metodológico utilizado pelo professor para auxiliar no caminhar da sua pesquisa. “Muito interessante esse debate com professores da Administração de outros estados. Essa questão que ele trouxe sobre a administração pública pelo viés do Legislativo é algo novo, que não tem uma amplitude tão grande nas pesquisas aqui no programa de Administração na UFV.”

A estudante de Ciências Contábeis, Maísa Alves Correia Silva, esteve pela primeira vez no Sinap: “Achei interessante, um tema que não tenho muito contato, mas é algo que a gente tem que buscar. A inovação é algo que está presente não só nessa área, mas se faz necessária em todas as áreas de conhecimento.”

A quarta e última etapa dos Seminários Internacionais em Administração Pública – SINAP 2016 acontece no dia 08/11, às 16h no IPPDS. O professor convidado da Universidade de Évora, Portugal, Dr. Soumodip Sarkar, debate o tema Empreendedorismo em Organizações e suas interfaces com o Setor Público Prelecionista.

Texto: Raíra Saloméa
Fotos: José Ricardo Vitória