Página do docente: Marco Aurélio Marques Ferreira

Prof. Marco Aurélio

Informações Gerais:

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5928812164923260

ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Marco-Ferreira-12

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9538-1699

Google Scholar: https://scholar.google.com/citations?user=8zCArj0AAAAJ&hl=pt-BR&oi=ao

LinkedIn: http://linkedin.com/in/marco-aurelio-ferreira-4aa37458

ANPAD SPELL: http://www.spell.org.br/autores/perfil/6437/marco-aurelio-marques-ferreira

Apresentação

Marco Aurélio Marques Ferreira é professor Titular da Universidade Federal de Viçosa, atuando no ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Gestão e Políticas Públicas nos cursos de graduação e na Pós-graduação em Administração. Atua como orientador nos níveis de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado e na supervisão de Pós-doutorado.

Tem Graduação em Administração (2000) e Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa -UFV (2005). Pós-Doutorado em Administração Pública por Rutgers University – The State University of New Jersey – USA (2011). Foi professor visitante, no nível de pós-doutoramento, na UFRN entre 2018 e 2019. É bolsista de produtividade do CNPq, colaborador como consultor ad hoc da FAPEMIG, CNPq e CAPES. Diretor Administrativo e Financeiro da ANPAD (2023-atual). Foi membro do Comitê Executivo da ANPAD (2021-2023); Diretor de Publicação e Comunicação da SBAP Sociedade Brasileira de Administração Pública (2015- 2018); Membro da Divisão Científica APB/ANPAD (2011-2014) e Líder de Tema dentro APB/ANPAD (2014 2017). 

Foi representante para a América do Sul como Membro do Conselho da Section on International and Comparative Public Administration (SICA/ASPA) entre 2014 e 2018 e Membro da Public Management Research Association PMRA (USA), Membro da American Society for Public Administration (ASPA). É consultor e colaborador em projetos de parceria da UFV, voltados ao desenvolvimento sustentável, monitoramento e avaliação de políticas públicas, geração de negócios, desenvolvimento local e agregação de valor econômico e social, com organismos nacionais e internacionais. Líder do Núcleo de Estudos em Administração Pública, Governo e Sociedade (NAPGS/IPPDS).

Foi o idealizador e primeiro editor-chefe da APGS – Administração Pública e Gestão Social, um dos mais importantes periódicos da área no Brasil. Possui diversos artigos e capítulos de livros publicados nos âmbitos nacionais e internacionais.

Interesses de Pesquisa

Linha de Pesquisa no PPGAdm: Políticas Públicas

Principais temas de interesse:

Arranjos institucionais em diferentes setores.

Capacidades Estatais.

Desempenho de organizações Públicas e Privadas.

Desenvolvimento Humano e Qualidade de Vida.

Gestão e Políticas Públicas.

Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão Pública e Privada.

Planejamento Urbano.

Plano Diretor e Legislações Urbanísticas.

Políticas em Saúde Coletiva.

Políticas em Saúde e Saneamento.

Políticas para Agricultura Familiar.

Relações intergovernamentais.

Projetos de pesquisa já realizados:

Análise da Atuação do Estado e da Capacidade Estatal na Potencialização de Mobilidade Social (2024).

Percepção e satisfação com as condições de acessibilidade na universidade do estado do Amazonas UEA (2023).

Judicialização de Políticas no Brasil: Formação de agenda, criação e modificação em experiencias na área da seguridade social (2023).

Observatório de políticas públicas para a agricultura familiar (2023).

Emendas orçamentárias individuais: efeitos eleitorais ou correção de iniquidades da saúde pública? (2022).

Projetos de pesquisa em andamento:

Capacidades institucionais e efetividade das políticas públicas para a universalização do saneamento básico no Brasil.

Construção de modelo preditivo para mortalidade precoce de micro e pequenas empresas do estado de Minas Gerais.

Grupos de pesquisa: Núcleo de Estudos em Administração Pública Governo e Sociedade (NAPGS/UFV).

Orientações:

Orientações em andamento:

Mestrado:

Bruna Isabella Ferreira Peixoto – Políticas Públicas de Saúde Mental.

Daynir Perêa Muniz Brasil – A interiorização da universidade do estado do amazonas e seus efeitos no município de Tabatinga.

Ana Lúcia dos Prazeres Pereira – A política pública de assistência estudantil no âmbito da Universidade do Estado do Amazonas.

Sandro Araújo Ricardo – Acesso ao tratamento de esgoto e água potável no estado do amazonas: um estudo comparativo sobre as desigualdades no saneamento básico.

Doutorado:

Marcelo Yuto Nogueira Sediyama – Em definição.

Juliana Maria de Araújo – Capacidades institucionais para a universalização do acesso ao saneamento básico.

Prêmios e Honras

Prêmio de Melhor Trabalho no VIII Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração ANPAD.  Capital cultural e ganhos profissionais de egressos cotistas e não cotistas das Universidade federais brasileiras, ANPAD. 2023.

Prêmio de Melhor trabalho da Divisão Capital cultural e ganhos profissionais de egressos cotistas e não cotistas das universidades federais brasileiras, VIII ENCONTRO DE GESTÃO DE PESSOAS E RELAÇÕES DE TRABALHO EnGPR 2023.

Vencedor do III Prêmio Jóvenes Investigadores Joan Prates, Instituto Universitário de Investigación Ortega y Gasset. Madrid 2013.

Prêmio Arthur Bernardes – Mérito em Pesquisa: “Investimento em empresas de capital aberto do setor agroalimentar: um estudo das restrições financeiras” (co-autor), Universidade Federal de Viçosa. 2011.

Prêmio EMAPEGS/2010 (co-autor do melhor trabalho da Divisão Acadêmica de Gestão Social), UFV/PGS.  2010.

Prêmio como o melhor na categoria na área temática de finanças do XXI Enangrad, Associação Nacional de Cursos de Graduação em Administração. 2010.

Prêmio melhor do V Congresso USP na área Mercados Financeiros, de Crédito e de Capitais, USP. 2008 (Co-autor do trabalho “Fatores condicionantes da oferta e demanda de microcrédito no Estado de Minas Gerais”, eleito o melhor do V Congresso USP na área Mercados Financeiros, de Crédito e de Capitais), USP. 2008.

Melhor Artigo XX ENANGRAD (Finanças), ANGRAD. 2008.

Prêmio Edson Potsch Magalhães de melhor tese de Doutorado em Economia Aplicada, SOBER. 2006.

Publicações Recentes

Araujo, J. M., & Ferreira, Marco Aurelio Marques. (2023). A saúde em tempos de crise: lições a partir da Covid-19. Revista Katalysis, 26(1), 65-76. https://www.scielo.br/j/rk/a/TMpJGXPCGqCGqDxXQgyF8Zw/

Araújo, J. M., Ferreira, M. A. M., & Rocha, T. C. (2023). Capacidades institucionais para a universalização do acesso ao saneamento básico. Revista Brasileira de Políticas Públicas, 1(1), 32. https://www.publicacoes.uniceub.br/RBPP/article/view/7919

Franklin, L. A. S., Ferreira, Marco Aurélio Marques, & Campos, Ana Paula Teixeira de. (2023). Responsividade e comunicação parlamentar: uma investigação sobre os deputados federais brasileiros. Revista Brasileira de Ciência Política, e27083, 1-36. https://www.scielo.br/j/rbcpol/a/Bvw7jqCRJ69dSH8NmGGLdYc/?format=pdf&lang=pt

Martin, D. G., Ferreira, M.A.M., & Mendes, W. A. (2023). Pathways for Promoting Maternal and Child Health Performance and the Role of State Capacity. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, 19, 825-847. https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/6861/1325

Mau, G. F., Ferreira, M.A.M., & Roque, D. M. (2023). Programa Mais Médicos: Da Lógica Programática aos Arranjos Institucionais de Implementação. Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, 19(1), 1-17. https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/68452


© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados