Página do docente: Thiago de Melo Teixeira da Costa

Prof. Thiago

Informações Gerais:

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3856349103878126

ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Thiago-De-Melo-Teixeira-Da-Costa

Orcid: http://lattes.cnpq.br/3856349103878126

Google Scholar: https://scholar.google.com/citations?user=wBWLBcsAAAAJ&hl=pt-BR&oi=ao

ANPAD SPELL: http://www.spell.org.br/autores/perfil/14289/thiago-de-melo-teixeira-da-costa

Apresentação

Thiago Costa é Professor Associado do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa (UFV), desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Atua no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm/UFV) da mesma instituição, orientando nos níveis de Mestrado e Doutorado e na supervisão de Pós-doutorado.

Tem Graduação em Administração, Mestrado e Doutorado em Economia Aplicada pela própria UFV. Foi professor visitante, no nível de pós-doutoramento, na School of Social and Political Science da University of Edimburgh (UoE), Escócia, Reino Unido, entre 2019 e 2020.

Atua como co-líder do Grupo de Pesquisa em Administração Pública e Seguridade Social (GPPREV – CNPq). É também associado da Social Policy Association (SPA), revisor e avaliador de diversos periódicos e eventos científicos, como APGS – Administração Pública e Gestão Social, Critical Policy Studies, EBAP, ENANPAD, entre outros.

Thiago Costa ministra a disciplina “Cidadania, Estado e Políticas de Proteção Social” para alunos de pós-graduação. Para a graduação, leciona disciplinas na área de Finanças como “Fundamentos de Administração Financeira” e “Mercado de Capitais”, entre outras.

Suas pesquisas estão associadas à linha Organizações, Governo e Sociedade do PPGAdm/UFV, com foco em Políticas de Seguridade Social: Previdência Social, Saúde Coletiva e Assistência Social. Particularmente, a agenda de pesquisa tem sido conduzida para abordar questões tanto no âmbito macro destas políticas (História, Formação e Financiamento da Seguridade Social, Discurso Político na Reforma da Previdência, Políticas de Renda Básica e Desigualdade) quanto na perspectiva micro (Gestão Previdenciária nos Regimes Próprios de Previdência – RPPS, Burocracia nas políticas de assistência social e saúde coletiva, Redes e Governança em políticas de saúde etc.). Seus artigos foram publicados em periódicos como Critical Policy Studies, Cadernos EBAPE, Revista Sociedade e Estado, Revista de Administração Pública (RAP).

Interesses de Pesquisa

Linha de Pesquisa no PPGAdm: Organizações, Governo e Sociedade.

Principais temas de interesse:

  • Políticas de Seguridade Social: Previdência Social, Saúde Coletiva e Assistência Social.
  • Análise de Discurso nas Políticas de Proteção Social.
  • Reforma nas Políticas de Proteção Social.
  • Renda Básica e Desigualdade.
  • Gestão nos Regimes Próprios de Previdência Social – RPPS.
  • Burocracia, Governança e Redes em Políticas de Saúde Coletiva e Assistência Social.

Projetos de pesquisa já realizados:

  • Austeridade e financeirização nas propostas de reforma da previdência pós Constituição Federal de 1988: uma análise de discurso crítica.
  • Raízes históricas e razões da preservação e da ampliação dos RPPS na constituição federal de 1988.
  • Políticas públicas de renda: da disputa orçamentária em países da OCDE à renda básica universal no Brasil em meio à pandemia do covid-19.
  • Aproximações e distanciamentos nos discursos governamentais sobre reformas das políticas públicas de seguridade social no Brasil e Reino Unido.
  • Uso ideológico de trade-off entre estado de bem-estar e crescimento econômico enquanto justificativa do teto de gastos públicos.
  • Atuação dos burocratas de nível de rua no centro de referência de assistência social.
  • Discricionariedade de burocratas de nível de rua: o caso dos agentes de implementação do cadastro único para programas sociais do Amazonas.
  • Pressões ambientais e o isomorfismo estrutural nos regimes próprios de previdência social dos municípios mineiros: reflexos nos equilíbrios financeiro e atuarial.

Projetos de pesquisa em andamento:

  • Persuasão e manipulação nas políticas públicas sob perspectiva sociocognitiva dos estudos críticos do discurso: uma análise das reformas da previdência social brasileira.
  • Governança multinível na rede de política de saúde mental do estado do Amazonas.
  • Governança na rede de proteção da criança e do adolescente: o caso de Eirunepé.
  • Cidadania e acesso às políticas de proteção social no interior do estado do amazonas: o caso de Eirunepé.
  • Reforma tributária e justiça social: um estudo à luz da teoria da agenda pública.

Grupos de pesquisa: GPPREV – Grupo de Pesquisa em Administração Pública e Seguridade Social.

Participação em conexões/redes institucionais: Membro da Social Policy Association (SPA/UK).

Orientações

Orientações em andamento:

Mestrado:

  • Tiago Rios Borges da Silva – Reforma Tributária e Justiça Social: Um Estudo À Luz da Teoria da Agenda Pública.
  • José Osmar Martins Júnior – Governança Multinível na Rede de Política de Saúde Mental do Estado do Amazonas.
  • Ramona Ramos de Oliveira Muniz – Cidadania e Acesso às Políticas de Proteção Social no Interior do Estado do Amazonas: O Caso de Eirunepé.
  • Ronaldo Portela Falcão – Governança na Rede de Proteção da Criança e do Adolescente: O Caso de Eirunepé.
  • Davi Gomes Milagres – Em construção.

Doutorado:

  • Gisele de Freitas – Persuasão e Manipulação nas Políticas Públicas sob Perspectiva Sociocognitiva dos Estudos Críticos do Discurso: Uma Análise das Reformas da Previdência Social Brasileira.
  • Alvino de Souza Amaral – Austeridade, Financeirização e Análise do Discurso Crítica.

Prêmios e Honras

  • Melhor Trabalho do I Encontro de Administração Pública da Amazônia: Comportamento Discricionário sob a luz da Teoria da Burocracia do Nível de Rua: um estudo relaxado no Estado do Amazonas, de Natália Mariana Tavares de Oliveira e Thiago de Melo Teixeira da Costa. 2023.
  • Melhor relato técnico do Grupo Temático “Análise de Políticas Públicas”, do IX Encontro Brasileiro de Administração Pública (IX EBAP): Desvelando os argumentos reformistas: uma lexicalização das reformas previdenciárias brasileiras, de Alvino de Souza Amaral, Thiago de Melo Teixeira da Costa, Davi Augusto Santana De Lelis, 2022.
  • Professor Homenageado, Formandos de Administração – UFV, julho de 2015.
  • Melhor trabalho da área de Atuária: Avaliação de Passivos Previdenciários sob a perspectiva tradicional e sob a Perspectiva da Teoria Financeira no Brasil, de Verônica F. Santana e Thiago M.T Costa, XI Congresso USP de IC em Contabilidade. 2014.
  • Professor Homenageado, Formandos em Ciências Contábeis – UFV, 2009.
  • Menção Honrosa para a Dissertação ” Viabilidade da Utilização de Derivativos Agropecuários em Carteiras de Investimentos de Fundos de Pensão no Brasil “, XLIII Congresso da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural. 2005.

Publicações Recentes

Amaral, A. S., & Costa, T. M. T. (2024). Austeridade e financeirização: a construção do discurso reformista no campo previdenciário brasileiro. Revista de Administração Pública (Impresso), In-Press.

Botelho, L. H. F, Costa, T. M. T, Louzano, J. P. O., & Lelis, D. A. S. (2024). Efeito crowding-out (exclusão) entre orçamentos de políticas de renda e serviços públicos em países da OCDE. Revista Catarinense da Ciência Contábil, 23, e3408. https://doi.org/10.16930/2237-766220243408

Costa, T. M. T., & Wiggan, J. (2023). The Bolsonaro Governments 2019 pension reform in Brazil: a policy discourse analysis. Critical Policy Studies, 1-19. https://doi.org/10.1080/19460171.2023.2289065

Botelho, L. H. F, Costa, T. M. T, & Silva, F. C. (2022). Custeio da seguridade social no Brasil e no Estado de bem-estar social. Revista Ciências Sociais Unisinos, 57, 265-275. https://doi.org/10.4013/csu.2021.57.3.01

Oliveira, R. A. S, Tavares, B., Costa, T. M. T, & Silveira, S. F. R. (2021). A formação da previdência no contexto da seguridade social: uma análise da policy agenda-setting. Cadernos EBAPE.BR (FGV), 19(1), 705-722, 2021. https://doi.org/10.1590/1679-395120200163


© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados